Comércio Justo: Promovendo Sustentabilidade e Valorização dos Pequenos Produtores

Comércio Justo: Promovendo Sustentabilidade e Valorização dos Pequenos Produtores

O que é o Comércio Justo? 

O Comércio Justo é um movimento que promove uma nova economia mais sustentável através da equidade, sustentabilidade e condições justas de comércio para além do lucro. 

 

Como funciona o comércio justo? 

O movimento do comércio justo é liderado pela WFTO (World Fair Trade Organization) que por sua vez é quem certifica produtores e negócios sociais pelo mundo avaliando o projeto através dos seus 10 princípios. A organização WFTO  foi fundada em 1989 a fim de reunir pequenas e médias empresas pelo mundo em busca de uma nova economia. Atuantes em 84 países e impactando positivamente mais de 1 milhão de vidas, a organização continua expandindo seus horizontes e educando as pessoas trazendo esperança por um mundo mais justo e sustentável. 

O WFTO então criou o seu sistema de certificação que avalia rigorosamente empresas interessadas em participar desse movimento através do seu comprometimento com as pessoas e o planeta, incluindo o modelo de negócio, os processos de produção, cadeias de suprimentos e relações com stakeholders. 


Conheça abaixo os 10 princípios do Comércio Justo que devem ser seguidos pelas empresas certificadas pela organização: 

1- Criação de Oportunidades para Produtores em Desvantagem Econômica
2- Transparência e gestão de contas
3- Práticas comerciais justas
4- Pagamentos justos
5- Garantia de que não há trabalho infantil nem forçado
6- Compromisso com a igualdade de gênero e não descriminação
7- Condições de trabalho seguras e saudáveis
8- Desenvolvimento de capacidades
9- Promoção do comércio justo
10- Respeito ao meio ambiente

 

Por que é importante fazer parte deste movimento? 

Fazer parte e apoiar o movimento do comércio justo é uma forma de combater a pobreza, exploração e desigualdade pelo mundo além de ajudar a melhorar a qualidade de vida de pequenos produtores.


Comprar de forma mais consciente e sustentável de negócios certificados pela organização mundial do comércio justo é uma forma de fazer o bem, ajudar alguém do outro lado do mundo que está tentando viver com dignidade através do seu trabalho. Os negócios certificados podem ser tanto da indústria têxtil, alimentícia, de artesanato, entre outros como negócios sociais maiores como lojas, grandes empresas e distribuidores, então há muitas formas de apoiar e valorizar o trabalho de pequenos empreendedores e produtores. 

 

Quais os benefícios do comércio justo para consumidores e produtores?

O comércio justo promove condições de trabalho justas e saudáveis, permitindo que pequenos produtores possam continuar o legado de suas famílias mantendo sua cultura viva através do seu trabalho. 


Consumir produtos certificados ou vendidos por empresas certificadas pelo WFTO permite que os consumidores saibam como contribuir diretamente para mudanças positivas no mundo através de pequenas atitudes do seu dia a dia. 


A organização mundial do comércio justo acredita que uma economia sustentável não é formada apenas por ONG’s e sim também por empresas que se preocupam com o seu impacto social além de lucrarem. A ideia é que sejam empresas que ao longo do tempo crescem junto com os pequenos produtores e assim desenvolvendo essa nova economia mais consciente e justa.